Pular para o conteúdo

Como funciona a vistoria de imóvel? Tire suas dúvidas agora!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023
Equipe Riva
8 minutos de leitura
Img Blog

Entender como funciona vistoria de imóvel é fundamental em diversos tipos de transações imobiliárias. 

Seja em vendas ou locações, é fundamental avaliar a situação real do empreendimento, para que o contrato seja assinado com o máximo de clareza possível.

Sendo assim, continuando a leitura deste conteúdo, você entenderá qual a importância desse procedimento e como realizá-lo de maneira correta. 

Para isso, poderá seguir um check list preparado especialmente para orientar você durante essa etapa. Boa leitura!

O que é e para que serve a vistoria de imóvel?

A vistoria de imóvel é uma avaliação feita com o intuito de descobrir possíveis problemas na infraestrutura da unidade. Ela deve ser realizada em dois momentos: na entrega e na devolução das chaves.

Esse procedimento não é obrigatório, mas é muito comum em contratos de locação. Isso porque, dessa forma, o inquilino fica ciente de qual era a situação do imóvel antes da ocupação e como ele precisará devolvê-lo.

Por outro lado, essa etapa é bastante útil na compra de uma casa ou apartamento, mesmo que financiada. Afinal, trata-se de uma maneira de identificar pontos que precisarão de reformas e, a partir disso, calcular se os gastos com os consertos valerão a pena.

O que é laudo de vistoria de imóvel?

O processo produz um documento chamado laudo de vistoria — ou termo de vistoria de imóvel — que apresenta as condições reais do imóvel, sejam elas aparentes ou estruturais. Este relatório protege todas as partes envolvidas na negociação.

Portanto, os inquilinos podem demonstrar que devolveram o imóvel ao final do contrato na mesma condição em que foi recebido. Da mesma forma, os locadores também têm essa possibilidade.

Então, o laudo de vistoria registra todas as informações relevantes sobre a infraestrutura do imóvel e seu estado de conservação, indicando o que precisa de conserto, descrevendo os defeitos, avaliando o nível de conservação, entre outros detalhes. 

Dessa forma, ele possibilita negociações para reparos dos pontos avaliados.

Pessoa com casa em miniatura conferindo detalhes. Imagem ilustrativa para texto Como funciona vistoria de imóvel.

Entenda como funciona a vistoria de imóvel

A vistoria de imóveis é a verificação da infraestrutura do imóvel, garantindo seu bom funcionamento antes e depois da utilização do morador. Essa atividade deve ser feita por um vistoriador ou por um corretor, dependendo do caso.

Então, para realizar a vistoria, o profissional deve se equipar com ferramentas, como uma trena ou fita métrica, para medir as dimensões com precisão. 

Além disso, é necessário ter chaves de teste específicas para verificar o funcionamento das tomadas. 

Já para registrar suas observações, é importante que o vistoriador leve um bloco de notas e caneta, além de uma lâmpada para verificar o funcionamento dos bocais.

Também é aconselhável registrar uma documentação visual da propriedade. Portanto, vale a pena estar com uma câmera em mãos. Isso pode ser fundamental na hora de estabelecer as responsabilidades e acertar contas sobre os reparos. 

Ao final da vistoria, deve-se anexar o relatório ao contrato de locação, que precisa da assinatura de todas as partes envolvidas.

Check list de vistoria de imóvel

Ao entender mais sobre como funciona a vistoria de imóvel, percebe-se que essa não é uma tarefa tão simples como parece. Afinal, apenas uma olhada rápida e superficial não é o suficiente.

Sendo assim, é preciso estar atento a uma série de detalhes para não deixar nada passar. Por isso, fizemos uma lista com os principais pontos de avaliação para que você possa orientar o profissional responsável por essa etapa. Confira:

  • Infiltrações e vazamentos;
  • Dimensões do imóvel: certifique-se que as dimensões reais são iguais às especificadas na planta do imóvel;
  • Condições da mobília;
  • Pintura: procure por manchas, marcas, bolhas e imperfeições de forma geral;
  • Janelas e portas: observe a presença de ferrugens em estruturas de metal, trincos nos vidros e presença de pragas nas madeiras;
  • Instalações elétricas e hidráulicas: veja se todas as tomadas estão funcionando, assim como o chuveiro, interfone e campainha. Além disso, teste os registros, descargas e torneiras procurando por vazamentos;
  • Pisos e revestimentos: dê batidas leves nos pisos e revestimentos e repare se apresentarão sons irregulares e que demonstrem que estão soltos, quebrados ou rachados;
Pessoas conversando sobre imóvel e conferindo informações. Imagem ilustrativa para texto Como funciona vistoria de imóvel.

Você precisa pagar alguma taxa de vistoria?

Embora o laudo de vistoria não seja obrigatório, o inquilino pode exigi-lo no momento que firmar o contrato. Contudo, a vistoria de imóveis envolve a contratação de um profissional capacitado a realizar essa atividade.

Sendo assim, nos casos em que essa exigência é solicitada, o proprietário é obrigado a fornecê-la. Portanto, de acordo com a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), o pagamento da taxa de vistoria de imóveis é de responsabilidade do proprietário.

Portanto, veja algumas obrigações das duas partes previstas em lei:

Responsabilidades do locador (Art. 22):

I – entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina;

V – fornecer ao locatário, caso este solicite, descrição minuciosa do estado do imóvel, quando de sua entrega, com expressa referência aos eventuais defeitos existentes.

Responsabilidades do inquilino (Art. 22):

II – servir-se do imóvel para o uso convencionado ou presumido, compatível com a natureza deste e com o fim a que se destina, devendo tratá-lo com o mesmo cuidado como se fosse seu;

III – restituir o imóvel, finda a locação, no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal;

IV – levar imediatamente ao conhecimento do locador o surgimento de qualquer dano ou defeito cuja reparação a este incumba, bem como as eventuais turbações de terceiros;

V – realizar a imediata reparação dos danos verificados no imóvel, ou nas suas instalações, provocadas por si, seus dependentes, familiares, visitantes ou prepostos;

VI – não modificar a forma interna ou externa do imóvel sem o consentimento prévio e por escrito do locador;

IX – permitir a vistoria do imóvel pelo locador ou por seu mandatário, mediante combinação prévia de dia (data) e hora, bem como admitir que seja o mesmo visitado e examinado por terceiros.

Agora você já sabe como funciona a vistoria de imóvel

Saber como funciona a vistoria de imóvel é muito importante tanto para a assinatura de contratos de locação quanto de compra de um imóvel. 

Isso porque o laudo de vistoria proporciona segurança tanto para o inquilino ou comprador, quanto para o locador. 

Assim, ambas as partes ficam cientes de como o imóvel estava antes de sua ocupação e como deverá ser devolvido, evitando assim gastos desnecessários e conflitos entre as partes.

Então, se você está interessado em comprar um apartamento, na Riva Incorporadora, você encontra os melhores imóveis do mercado, infraestrutura completa e localizações e ideais para garantir a máxima qualidade de vida para você e sua família. 

Acompanhe nosso blog para encontrar mais informações e conteúdos como esse!

CTA Riva
Logo rede sociais Logo rede sociaisFale com um consultor (a)