8 ideias de cores para apartamentos
Saiba como sensações e efeitos diversos podem ser transmitidos pelas principais cores para apartamentos.
Uma das formas mais simples de mudar a estética de um ambiente é alterar seus tons predominantes. Eles aparecem na pintura das paredes, no acabamento do forro e nos materiais dos pisos. Mas você sabe o que considerar na escolha das melhores cores para apartamentos?
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.
Com exceção das datas especiais, em que adaptamos a paleta a um tema específico, a decoração do lar deve ter suas nuances bem pensadas. Esse cuidado vai deixar o visual dos cômodos adequado ao estilo dos morados e às características exclusivas de cada imóvel.
Pra saber como acertar na escolha, fique de olho nas nossas 8 dicas!
Como definir as cores da decoração?
Antes de pensar em combinações, você precisa ter em mente que cada tonalidade está associada a valores, conceitos e sentimentos. Isso quer dizer que pode trazer lembranças, remeter a certos acontecimentos e até produzir efeitos visuais (positivos ou negativos).
É importante considerar esse potencial das cores para pintar apartamento de acordo com o que você gosta. Se um espaço parece monótono, talvez esteja na hora de acrescentar um tom mais alegre e vibrante ao décor. O mesmo vale pra locais compactos, que podem receber uma pintura que gere amplitude.
O que as 8 principais cores transmitem?
Há uma infinidade de tons disponíveis para compor um recinto: saturadas ou com muita mistura de branco (pastéis), foscas ou brilhantes, neutras ou impactantes. Opções não faltam pra quem deseja seguir uma tendência ou, simplesmente, melhorar algum aspecto do próprio lar.
Selecionamos 8 cores para apartamentos que aparecem com frequência na cartela de vários estilos decorativos. Confira agora o que cada uma representa e faça comparativos pra orientar sua decisão.
1. Azul
É o tom dos mares, dos rios e do céu, por isso, transmite calma, segurança e estabilidade. Seu efeito calmante é ideal pra ambientes de descanso, principalmente na versão clara. Atualmente, ele nos lembra muito os esportes aquáticos das Olimpíadas.
Quarto de um empreendimento da Riva.
2. Amarelo
Está presente na luz solar e em diversos alimentos naturais. É um tom alegre, que proporciona otimismo e energia para exercer tarefas com mais disposição. Como estimula o cérebro, tende a ser indicado em áreas de trabalho e estudo. Se liga ao ouro das desejadas medalhas olímpicas.
3. Vermelho
Intenso e chamativo, é o tom do incrível vinho tinto. Também anda de mãos dadas com a coragem, a paixão e a força, tanto que aparece em locais ou cenários que exigem muita atenção e visibilidade. Deve ser usado com cautela na pintura de apartamento pequeno, visto que sua intensidade pode causar efeito “encolhedor”.
4. Laranja
É uma cor jovial que remete à amizade, curiosidade e criatividade. Ela favorece a comunicação e nos convida a ver o lado bom das coisas. Também estimula o apetite, sendo ótima para locais dedicados às refeições em família. Surge no pôr-do-sol e traz memórias do calor de um país tropical.
Living de um empreendimento da Riva.
5. Verde
Esperança, saúde e vitalidade estão entre as sensações transmitidas pelo típico da natureza. É uma opção que traz bem-estar, conforto e serenidade, sendo adequado pra áreas de lazer e até ambientes externos. É uma das mais versáteis entre as cores de apartamento e simboliza nossa bela Floresta Amazônica.
Living de um empreendimento da Riva.
6. Roxo
Por ser um tom fortemente associado à sabedoria, mistério e espiritualidade, ele aguça os sentidos e exercita a imaginação. Suas versões suaves, como lilás ou lavanda, tranquilizam e ajudam as pessoas a reduzir o ritmo pra desfrutar cada momento. O roxo é raro e reforça a importância de mantermos a fé em tempos difíceis.
7. Branco
É o tom da paz e da pureza. Como transmite higiene e limpeza, é um dos favoritos pra compor cozinhas e banheiros. Também está entre as melhores cores para apartamento pequeno por proporcionar amplitude visual. O branco destaca as nuvens dos dias ensolarados e as amplas faixas de areia.
8. Preto
O preto entra na categoria das cores sóbrias, junto ao marrom e ao cinza. Por isso, é fácil de combinar com diversas estampas e texturas. É o tom do luxo e da sofisticação, mas pode gerar efeitos negativos quando usado em excesso — fazer um lugar parecer menor, por exemplo. Aparece todas as noites e evidencia as estrelas.
Apesar de envolver muito conhecimento técnico, um projeto decorativo também pode se beneficiar de algumas simbologias. Você acabou de conferir exemplos com foco em cores para apartamentos e já pode se inspirar nessas ideias que servem pra diferentes imóveis.
Se gostou das dicas do artigo, compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas!
Encontre diversos conteúdos que irão te ajudar a ter um imóvel do jeito que sempre quis!