Iluminação natural: como é aplicada e seus benefícios
Uma forte tendência da arquitetura moderna é melhorar ambientes por meio da iluminação natural. A cada dia que passa, mais construtoras encontram soluções que envolvem esse método sustentável.
Graças a ela, há uma redução considerável nos gastos com energia elétrica, além de vantagens funcionais e estéticas para os cômodos da casa ou apartamento.
Por isso, algumas pessoas buscam essa solução na hora de se mudar ou até mesmo de comprar um imóvel, tendo em vista os diversos benefícios.
Desse modo, a Riva Incorporadora preparou um artigo especial que vai explicar tudo sobre a técnica da iluminação natural. Continue conosco e tenha uma boa leitura!
Entenda mais sobre a técnica de iluminação natural
A iluminação natural consiste no método de usar a luz do sol como fonte principal de luminosidade para os ambientes internos.
Muitos arquitetos utilizam diversos elementos da estrutura do imóvel para explorar a luz solar e fazer com que se reduza a necessidade de iluminação artificial nos cômodos.
Para isso, é necessário observar diversos aspectos, como a quantidade de luz solar, a orientação do Sol, horas com luz mais e menos intensa, e o próprio clima da região.
Por isso, a iluminação natural normalmente está associada com outra tendência arquitetônica: o conceito aberto. Esse estilo visa integrar os cômodos sem a utilização de paredes.
Iluminação natural: veja formas de aplicação em projetos
Como citamos acima, implementar a iluminação natural nos ambientes envolve considerar vários elementos para maximizar o uso da luz solar. Portanto, um profissional de arquitetura deve estar envolvido nesse processo.
Contudo, muitas construtoras fazem projetos que abrangem esse método de iluminação em seus empreendimentos. Dessa maneira, os futuros moradores não precisam se preocupar com essa implementação.
Por outro lado, existem meios muito simples de utilizar a luz natural a seu favor, como o uso de varandas em apartamentos, por exemplo.
Dito isso, confira a seguir algumas formas de aplicação da luz natural em projetos.
Iluminação zenital
Bastante utilizada nos ambientes residenciais e comerciais de grandes dimensões, a iluminação zenital propõe coberturas com grandes aberturas ou vãos para a entrada da luz.
Ela também favorece uma maior ventilação dos ambientes. Normalmente, se aplica esse tipo de iluminação natural em espaços onde não há a possibilidade de se ter janelas.
Existem diversas estruturas de iluminação zenital, como clarabóias, sheds, cúpulas, átrios, entre outras.
Caixilharias
As caixilharias consistem em armações que fazem uso do encaixe de placas de vidros e demais materiais translúcidos para a estrutura de janelas, vitrais e portas.
Em outros termos, são estruturas que possibilitam a entrada de sol e da ventilação por meio dos caixilhos, peças que servem para a sustentação estrutural do vidro.
Existem diversos modelos de caixilharias feitas com materiais de alumínio, madeira ou PVC. Ela também dá um ar sofisticado à decoração dos ambientes.
Prateleiras de luz
As prateleiras de luz são estruturas horizontais que refletem a luz solar para cima. Com isso, a luz indireta do sol enche o cômodo, fazendo com que ele fique iluminado.
Essa técnica de iluminação natural faz com que o calor diminua e proporciona a ausência de ofuscamento. Para aumentar esse efeito, o teto e as paredes devem ter cores claras para refletirem a luz ainda mais.
Brises
De modo geral, se instalam os brises no lado de fora das fachadas com o objetivo de proteger a edificação da incidência de luz solar. Eles podem ser horizontais ou verticais, visto que isso depende da posição solar na área.
Além disso, eles também podem ser articulados ou fixos. O primeiro permite uma melhor adaptação à luz solar, proporcionando um manuseio mais eficiente e uma iluminação natural efetiva.
Benefícios da iluminação natural
Como você viu até agora, a iluminação natural pode ser implementada de diversas maneiras. Mas, de fato, quais são os benefícios que ela pode trazer para você? Confira-os a seguir!
Qualidade de vida e bem-estar
A primeira vantagem diz respeito à qualidade de vida, tendo em vista que a luz solar fornece ao corpo a vitamina D, uma substância essencial para a saúde óssea, aumento da imunidade, dentre outros benefícios.
Esse efeito positivo na saúde também se estende a uma melhora da disposição geral do indivíduo, com relevante impacto no aspecto mental e, consequentemente, na sua felicidade.
Sustentabilidade e economia de energia
Outro fator importante é que a iluminação natural gera uma economia de energia elétrica significativa, o que contribui para menos custos para o morador da residência.
Diminuir o consumo de energia elétrica se relaciona diretamente com a sustentabilidade, visto que essa modalidade tem grandes impactos no meio ambiente. Assim, a iluminação natural também contribui neste aspecto.
Conforto térmico e visual
Por último, o processo de difusão da luz permite um maior descanso para os olhos, estimulando um conforto visual essencial para a saúde humana.
A iluminação natural também auxilia na forma de lidar com a temperatura do ambiente, pois normalmente a arquitetura é pensada para evitar o aquecimento dos cômodos.
Aproveite a iluminação natural no seu ambiente!
Entendeu as vantagens da iluminação natural para a sua casa? Por isso, na hora de procurar um imóvel, é bom conferir se a construtora se preocupa em desenvolver soluções nesse sentido.
A Riva Incorporadora, por exemplo, se preocupa com a sustentabilidade do planeta. Por isso, nossas construções seguem todos os parâmetros e normas da legislação ambiental.
Isso acontece porque fazemos empreendimentos pensando nas pessoas, e o seu bem-estar sempre vem em primeiro lugar.
Portanto, conheça nossos imóveis e veja como produzimos empreendimentos de qualidade com canteiros de obras sustentáveis.
Gostou desse conteúdo? Continue navegando pelo Blog da Riva Incorporadora para ter acesso a mais textos exclusivos!
Encontre diversos conteúdos que irão te ajudar a ter um imóvel do jeito que sempre quis!