Tipos de papel de parede: entenda quais são, diferenças e cuidados
Para quem busca mudar os ambientes sem precisar fazer grandes reformas, os vários tipos de papel de parede são excelentes opções. Principalmente, quando observamos os modelos disponíveis no mercado.
Quer deixar o quarto de casal mais aconchegante ou a sala de estar mais atraente? Esse é um investimento que vale a pena, pois um bom papel de parede imprime charme e personalidade na decoração dos cômodos.
Então, leia este artigo para que você possa decidir dentre os diversos tipos de papel de parede e comprar aqueles que mais combinam com o seu lar. Saiba tudo a seguir!
Os tipos de papel de parede: conheça as opções
Antes de tudo, você conhece a origem do papel de parede?
Ele surgiu na China, aproximadamente 200 anos antes de Cristo. Produzido com papel de arroz, ele era usado como um elemento decorativo.
Na época, ele era totalmente branco. Hoje em dia, porém, existem diversos tipos de papel de parede das mais variadas cores.
Aliás, atualmente também existem vários materiais para os papéis de parede. Conheça alguns a seguir.
Celulose (tradicional)
Um clássico da decoração, o papel de parede de celulose possui a textura da folha de papel comum. Isso significa que também apresenta menor resistência, mas possui a vantagem de ser mais barato que os demais.
A sua simplicidade também contribui para que ele esteja nos mais variados cômodos. Da sala de estar até o quarto do bebê, esse é um dos tipos de papel de parede mais comuns no mercado.
Na hora de colocar esse papel, observe se a parede está completamente lisa. Você também pode lixar a superfície para garantir uma boa aplicação.
Vinílico
O vinílico é um dos tipos de papel de parede mais resistentes, pois é feito de PVC. Por isso, ele dura bastante tempo, podendo ficar na residência por mais de 10 anos.
Uma característica bacana desse item é que ele pode ficar próximo aos ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e lavanderias.
Ele possui uma camada de vinil que possibilita a sua lavagem. Para isso, basta apenas utilizar sabão neutro e uma esponja na higienização.
Contudo, preste atenção na hora de adquirir o produto, pois também há o papel vinilizado. A diferença consiste no material: o vinílico é feito de PVC, enquanto o vinilizado é de celulose com uma camada de verniz.
Emborrachado
Super resistente, o emborrachado é um dos tipos de papel de parede mais únicos. Os seus desenhos são impressos em uma camada de borracha que oferece uma textura diferenciada ao material.
Devido a essa camada, a manutenção deve ser feita com bastante cautela. No entanto, a durabilidade do produto pode chegar a até 10 anos sob as melhores condições.
TNT
O papel de parede de TNT (tecido não tecido) possui fibras naturais e sintéticas em sua composição, além da celulose.
Devido à união dos materiais, ele possui ótima resistência à umidade, podendo ser utilizado em ambientes como o lavabo e o banheiro.
Alto-relevo
Por fim, trazemos um dos tipos de papel de parede mais sofisticados. O alto-relevo possui espuma em sua composição e isso dá ao revestimento um toque de delicadeza.
Devido à sua textura, deve-se ter alguns cuidados na sua limpeza, como apenas utilizar o aspirador de pó e evitar qualquer contato com umidade.
Para quem não possui aspirador, é possível realizar a higienização com um pano seco e um produto específico de limpeza.
Como escolher um tipo de papel de parede?
Como você já conhece as características dos principais tipos de papel de parede, a tarefa de escolhê-los se torna bem mais fácil.
Contudo, esse não pode ser o único critério para realizar esse investimento. Afinal, você precisa considerar outros aspectos do cômodo para tomar a melhor decisão possível.
Por exemplo, você precisa tirar todas as medidas antes de comprar o produto. Dessa maneira, você evita gastar dinheiro à toa.
Confira outros elementos a considerar na hora de escolher o seu papel de parede.
Pense no tipo de parede e cômodo
O tipo de parede e o cômodo vão interferir na escolha do produto. Afinal, existem tipos de papel de parede que podem ser usados em ambientes úmidos, enquanto outros não.
Então, antecipe isso para poder fazer a compra do material adequado para o ambiente. Assim, você não gasta dinheiro à toa e evita frustrações.
Considere os seus gostos
A sua casa deve ser o ambiente em que você se sente mais confortável. Sendo assim, pense sempre no que gosta na hora de escolher um produto.
Prefere um estilo clássico com um papel de parede mais sóbrio? Ou gosta de algo mais extravagante e chamativo? Então, invista em um papel de parede que corresponda aos seus desejos.
Pode parecer simples, mas isso é uma atitude que vai te trazer felicidade. Então, coloque o seu bem-estar e da sua família em primeiro lugar!
Dicas para conservar o papel de parede
Para conservar o papel de parede, não há muito mistério. Basta seguir algumas dicas, como:
- Na hora de aplicar o material na parede, prefira paredes lisas ou que foram lixadas recentemente;
- O tipo de material interfere nos cuidados relativos à limpeza, então mantenha a atenção nesse aspecto;
- Caso as pontas do papel de parede se descolem, você pode utilizar cola branca para uni-las novamente;
- Por último, preste atenção na vida útil do produto. Embora alguns materiais durem bastante tempo, observe se existem rasgos e arranhões.
Escolha o tipo de papel de parede ideal para seu ambiente e mantenha os cuidados!
Cada um dos tipos de papel de parede implica em cuidados específicos. Portanto, tente colocar esses hábitos na sua rotina para prolongar a vida útil desses elementos.
Assim, um investimento barato vai durar ainda mais tempo. Falamos isso com propriedade, pois a Riva Incorporadora é especialista em investimentos de alta performance.
Somos uma construtora que trabalha em prol de construir moradias de qualidade, mas acessíveis e que aproximem as pessoas do sonho da casa própria.
Gostou desse conteúdo? Não esqueça de acessar o Blog da Riva Incorporadora para conhecer nossas dicas sobre decoração!
Encontre diversos conteúdos que irão te ajudar a ter um imóvel do jeito que sempre quis!